9 dicas para passar no Teste de Aptidão Física (TAF)

9 dicas para passar no Teste de Aptidão Física (TAF)

Praticamente todos os concursos policiais exigem Testes de Aptidão Física (TAF) para que os candidatos aprovados assumam o cargo, tais quais Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Civil, etc.

Muitas dúvidas existem sobre as necessidades de treinamento e a forma de proceder para garantir a aprovação, depois que o fardo das provas de conhecimento foi deixado para trás.

Separamos 10 dicas para os candidatos se orientarem sobre os Testes de Aptidão Física (TAF) dos concursos públicos, evitando erros, que costumam deixar muita gente de fora.

1. Conheça o TAF do seu edital

No momento em que o edital do seu concurso é publicado, é necessário saber especificamente quais são as metas que você precisa alcançar:

  1. Tempo e deslocamento da corrida ou natação;
  2. Número de repetições de flexões ou abdominais;
  3. Modos de realização dos exercícios;
  4. Práticas proibidas etc.

2. Treine conhecendo o seu limite

Há casos de candidatos que se sobrecarregam de treinamento pouco tempo antes do Teste, pensando em conseguir desempenhos melhores.

Este é um comportamento inadequado, principalmente porque o excesso costuma estar ligado à incidência de lesões, o que pode incapacitar o candidato a realizar um teste, por mais simples que ele seja.

3. O psicológico é fundamental

As condições físicas, é claro, são essenciais para ser aprovado no TAF. Mas é preciso que, no momento do Teste, o candidato esteja suficientemente calmo e concentrado, ciente de sua capacidade de realizar os exercícios propostos.

4. Treine constantemente

Além de tomar conhecimento das especificidades do Teste de Aptidão Física assim que o edital for publicado, você deve também se preocupar em treinar o quanto antes, mesmo que seja baseado em testes de concursos anteriores.

Quanto mais tempo tiver para o treinamento, menos isso exigirá de você. Além do mais, é importante lembrar que exercício físico é saúde, algo que precisamos não só para um teste, principalmente se você quer ser policial.

5. Em grupo é mais motivacional

Treinar sozinho pode ser monótono e chato. Um parceiro que tenha os mesmos objetivos que você pode ser útil e incentivador, evitando procrastinação no treinamento.

6. A alimentação é tudo

Você corre, nada e malha durante a semana, mas não deixa de lado os exageros que fazem com que mantenha o sobrepeso: lembre-se que sua alimentação tem muito a ver com o desempenho em atividades físicas.

Pessoas com sobrepeso tendem a ter mais lesões e menos disposição física para os exercícios. Por isso, cuide de sua alimentação.

7. Antes do TAF

Dormir bem, não consumir bebida alcoólica nem realizar qualquer atividade que prejudique seu desempenho durante o TAF é essencial.

Preocupe-se também com o que irá comer na manhã em que o teste será realizado. Estar bem hidratado e ter comido algo leve – frutas geralmente são indicadas – ajuda muito.

8. Os equipamentos

Durante o treinamento, e quando estiver realizando os exercícios no próprio TAF, é recomendável que o candidato esteja com equipamentos adequados para cada atividade.

Preocupe-se com o tênis que irá utilizar, sunga e óculos de natação, entre outros acessórios. Em alguns testes, são exigidos equipamentos específicos, sem os quais até proíbe-se a participação no TAF.

9. Prova é diferente de competição

Para efeito do Teste de Aptidão Física, não importa se você chega à frente dos outros candidatos na corrida ou na natação, ou se realiza mais flexões e abdominais que os demais.

O que importa é atingir o índice exigido no edital, que, no momento da execução do TAF, você já deve saber muito bem. Se arvorar em competição entre os candidatos pode lhe cansar e fazer com que você interrompa o teste antes do final.

Dica Bônus

Consiga auxílio profissional

Quando falamos em Teste de Aptidão Física, estamos falando de saúde. E, como sabemos, existe uma gama de profissionais que estudam e sabem exatamente o que é necessário para que cada indivíduo alcance determinado desempenho físico: médicos, nutricionistas, professores de educação física etc.

Assim, é importante que você busque um profissional ou um CT para diagnosticar necessidades e criar um plano de tarefas (de exercícios a dietas) para alcançar seus objetivos.

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