Como funciona o CrossFit?

Como funciona o CrossFit?

Sensação no Brasil, o CrossFit (aqui no CT, chamamos de Cross Training) é uma técnica de treinamento  que vem se popularizando cada vez mais. A prática, que teve como criador Greg Glassman começou no início dos anos 2.000 para o treino de policiais, logo começou a ser utilizada também com bombeiros e militares.

A prática de CrossFit auxilia a quem deseja incrementar habilidades como resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, coordenação, velocidade, equilíbrio, agilidade e precisão.

Afinal, o que é Crossfit ?

É um programa de treinamento voltado para auxiliar as pessoas a melhorar o condicionamento físico. A prática se fundamenta em exercícios funcionais e o treinamento de CrossFit tem uma infinidade de variações que combina desde exercícios até mesmo a filosofias da ginástica.

Os resultados vão desde melhorias na forma física até a resistência cardiovascular. Geralmente o CrossFit trabalha com altas intensidades para conseguir que o praticante atinja um estado físico completo, preparando quem pratica para praticamente todo tipo de atividade.

Como funciona o treino do crossfit ?

Para começar, o aquecimento.

Normalmente, são feitos em pequenos circuitos, com exercício relativamente simples para que o praticante tenha as pulsações elevadas e possa permitir que o corpo adquira calor progressivamente.

Depois, a habilidade.

Enfim, é a técnica de exercícios de forma efetiva. Nesse momento que se prepara o corpo de quem pratica para as habilidades necessárias para realizar a prática .

Força também é um elemento a ser trabalho.

O trabalho com a forca no CrossFit está relacionado com a parte anterior, das habilidades, já que a força será uma das habilidades mais necessárias para quem deseja praticar este esporte.

Você já deve ter escutado sobre W.O.D. Significa treino do dia (em inglês: workout of the day): é o circuito que se realiza no treino.

Existem muitos tipos de modalidades, mas geralmente se trabalha com o contrarrelógio. Ou seja: com cronômetros.

A última etapa é o cool down, que são relaxamentos e alongamentos fundamentais para o organismo no pós treino.

Por que o CrossFit virou sensação?

O interessante dessa prática é que rapidamente se cria um ambiente de comunidade entre os praticantes. Isso acontece pois o trabalho em equipe se relaciona diretamente com a rápida melhora das condições físicas e do rendimento do grupo.

Como dizem por ai: CrossFit é viciante.

Quase todo mundo que inicia a prática se vê altamente motivado a seguir treinando de forma efetiva, já que a cada dia podem ir batendo suas próprias marcas pessoais e observando o resultado no corpo.

Além disso, quem começa a praticar CrossFit aprende a realizar tarefas que muitas vezes nem tentaram. Caminhar com as mãos, levantar muito peso, escalar cordas, realizar posições de ginástica artística, enfim.

É possível pensarmos que o CrossFit ganhou tantos praticantes porque causa essa sensação de superação e alcance de resultados de forma rápida.

Além disso, não existem muitas restrições para quem deseja praticar a atividade.

Mas, como em qualquer atividade física, é importante que o exercício sempre seja acompanhado de profissionais que saibam justamente até que ponto é possível testar os limites de cada corpo.

Os adeptos do CrossFit respeitam a nomenclatura em inglês e o profissional responsável pelo grupo é chamado de coach.

Em resumo o CrossFit é esse exercício dinâmico, com um treinamento funcional que se adapta a cada pessoa de acordo com as suas possibilidades. E é justamente essa sensação de teste de limites que favorece para que os praticantes persistam nos treinos.