Treino Funcional

Emagrecimento, flexibilidade e condicionamento físico

Exercícios funcionais são aqueles que melhoram uma função motora específica e são baseados em movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. É uma ótima forma de trabalhar força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.

E, por serem dinâmicos e trabalharem o corpo todo, os exercícios funcionais promovem um gasto calórico maior. 

  • Fortalecimento muscular
  • Melhora a postura
  • Ameniza dores nas costas
  • Trabalha o corpo todo de uma vez só
  • Trabalho cardiorrespiratório
  • Equilíbrio e coordenação motora
  • Flexibilidade
  • Treino mais dinâmico
aluna se equilibra na bola e faz corda naval
Treino Funcional
aluno se prepara para treinar corda de tração no funcional
Treino Funcional
aluna dedicada na corda naval na aula de funcional
Treino Funcional

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Os exercícios do Treino Funcional

Os exercícios funcionais mobilizam diversos músculos simultaneamente. Há variação de exercícios lentos para promover conscientização do movimento e exercícios mais rápidos e bruscos, onde a instabilidade criada externamente provoca respostas inconscientes ou reflexos.

A carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio.

Pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos.

Entre os principais acessórios estão a , o cinto de tração, a medicine bol, o bosu, o mini trampolim, a theraband e os cones.

Equipamentos

Bola suíça

Cinto de tração

Medicine bol

Bosu

Cones

Theraband

Investigations

Prancha

Agachamento

Afundo

Abdominal

Salto

Corrida

Alguns nomes pra você começar

aluno de funcional fazendo flexão de braço
Flexão de braço

Com os braços não tão separados, um pouco mais do que a largura dos ombros, realize o movimento de flexão e extensão total de cotovelos.

casal de alunos fazendo prancha com mão no ombro
Prancha com toque no ombro

Coloque-se na posição de flexão, permaneça o mais equilibrado possível, tire uma mão do chão e toque a frente do ombro oposto.

alunos de funcional praticando salto
Salto com flexão de joelhos

Os pés devem estar colocados na largura dos ombros. Os braços devem trabalhar simultaneamente tanto na fase de subida quanto na de descida.

aluno treinando funcional com kettlebell
Swing com kettlebell

Ele é excelente para uma série de objetivos e pode ser usado com variações, para potencializar determinados objetivos e quase todas as pessoas podem tê-lo em sua rotina de treino.

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Professor

Jéferson Rodrigues

Professor

O que falam

É muito mais que um treino, é motivação, amor e superação. Além de resistência e força.
foto de perfil da bruna queiroz
Bruna Queiroz
Aluna